Despedida

Na última terça nossa família despediu-se do meu pai. Enterrar um pai é algo que trás inúmeros sentimentos e na despedida percebi inúmeros.

Sentimento de perda, de vazio, de tristeza, angustia e saudade. A pressão arterial desequilibra (no meu caso ela sobe). Choro e muito choro. Inúmeras imagens. Lembranças.  Dor no peito. Desejo de ficar quieto e sozinho.

Talvez você pudesse alistar outros, mas esses foram o que surgiram, no momento da despedida.

Trago dentro de mim os últimos momentos com meu pai, que foram marcantes para minha existência. Ele despediu-se de mim brincando, que era algo nato nele.

Agradeço a Deus pelo pai que tive e pelas coisas boas que deixou dentro de mim.

“Ouve teu pai, que te gerou, e não desprezes tua mãe, quando vier a envelhecer – Provérbios 23:22

Paz e alegria

Luciano “Manga”

11 Responses to Despedida

  1. Meu coração está contigo Manga, graças a Deus que está sempre ao nosso lado pra nos ajudar e nos consolar nestes momentos. A saudade nunca passa, mas é bom saber que fizemos sempre o possível enquanto houve vida.
    Agora é só aguardar o reencontro.
    Abraço em Cristo

  2. Shirlene Marcia disse:

    Precioso Manga,

    Que o Espírito Consolador continue o consolando sobrenaturalmente, e assim Ele realmente faz, pois já vivi este consolo na pele quando meu papai também foi recolhido! Ele é Fiel! E o mais maravilhoso é que você o amou até o último momento! http://www.youtube.com/watch?v=Kt1Izjm6G6Y&feature=player_embedded

  3. E isso daí, Great Fellow Manga… Que o Eterno D-us de Avraham, Itschaq e Yaakov conforte o seu coração, pois somente ele – e mais ninguém: nem a sua esposa, seus filhos, parentes e amigos — é capaz de nos fortalecer num momento tão complexo como vc está a vivenciar em em sua vida… Todavia, deixo aqui o meu registro de Simpatia [em sua plena acepção etimológica a partir do termo grego Sympátheia], que pode ser entendida como Com-Paixão pela dor que vc está a sentir como um Filho que perdeu o seu tão Estimado Pai
    Um forte abraço daquele cara esquisito que estudou com vc no Fantástico I E E Alberto Levy.

    Ze´ev Hashalom, Pacis Lvpvs.

  4. suely sá yanez disse:

    Como disse o marido, no velório da esposa, final de 2010, ambos cristãos: “Os cristãos nunca se vêem pela última vez!” …bjus, Manga! Oramos por vc e família! Suely e Alberto Yanez.

  5. Rosineia disse:

    Querido Irmão,
    Eu sei o que vc está sentindo, minha unica filha foi embora pra Casa e o sentimento foi de muita dor no peito e esta dor ficou por alguns anos e quando meu pai se foi eu me senti sem chão…parecia que a minha raiz tinha sido arrancada da terra…é estranho isto, mas foi o que eu senti…Que o santo Espírito de Deus te console como só Ele pode. Meus sentimentos pra Vc e sua Familia.
    Receba meu abraço aqui da Amazônia.
    Rosineia

  6. Keila Pacheco disse:

    Tenho esta frase comigo desde que meus pais foram morar com JESUS: “SAUDADE É O AMOR QUE FICA…O AMOR QUE FICOU É ETERNO”

    Bjoo…Keila

  7. Caro Manga, em 2004 tive a mesma grande experiência que está passando agora. Meu pai partiu pro Senhor depois de lutar contra uma leucemia “braba”. Pude perceber o quanto ele era maravilhoso e o quanto nos amava. Deus cuidou de tudo e muito bem da vida do meu pai. Partiu com a família toda reunida e junto dele. Deixou coisas muito boas.

    Cresci, amadureci, sofri, chorei e agora rio das boas lembranças que meu pai deixou. Um pouco antes dele partir, dei de presente um cd com músicas do Nelson Gonçalves que gostava muito. Chorou de emoção ao receber dizendo: “Isso que é música de verdade”. Hoje pra lembrar do meu pai, ouço Nelson Gonçalves com alegria. Com boas lembranças do que meu pai me deixou. Sei que o nosso caráter é moldado e fortalecido com essa experiência. Ainda tenho muito o que aprender com meu pai.

    Um dia lá pelos meados de 1988 você me aconselhou sobre relacionamento. Na igreja Cristo Salva em Indianópolis. Gostava de uma moça que não gostava de mim. Você já era casado com a Pitta. Chamava-me de irmão. Contou-me a estória do passarinho que a tia -esposa do tio Cássio- contou pra vocês: “se o passarinho voar da sua mão e voltar é o seu. Se voar e não voltar, não é o seu”. Pode parecer simples e meio bobinha a estórinha, mas foi muito útil naquele momento. Não te vi mais. Depois casei-me com uma esposa linda e maravilhosa! Temos três lindos filhos e procuro ser o melhor pai pra eles.

    Espero que os meus filhos tenham a experiência que tive com meu pai. Deus sempre sabe o que faz e sabe muito bem dar um paizão aqui na terra pra cuidar de nós.

    N’Ele,

    Sidnei Campos Pinto

  8. Adry Cunha disse:

    Meu irmão! Que podemos falar nesse momento, só vc sabe a dor que está passando.
    Mas saiba que o Senhor está sempre contigo e conforta, pois sabemos que seu pai está no melhor lugar!!!

  9. Fábio Bioca disse:

    Manga… Gostaria de estar aí para te dar um abraço apertado.
    Tento imaginar o que você está passando, mas, certamente, não conseguirei ser tão sensível a ponto de saber com exatidão.
    Lamento muito pela separação entre você e o teu pai.
    Terei de passar por isso, também, um dia. Que Deus nos dê força.
    Para você, especialmente agora.
    Conte comigo.
    Estou orando por você e pela tua famíla.

    Abração.

  10. Josy Cristina disse:

    Música: Vão de: Robson Fonseca

    É a mesma aragem, que levanta as folhas
    A mesma paisagem da minha janela
    os muros caiados, os motores ao longe e o baixar dos ponteiros
    seria tudo a mesma essência,
    não fosse o vão de uma ausência
    e o vácuo que ela fez.
    seria tudo a mesma essência,
    não fosse o vão de uma ausência
    e o vácuo que ela fez.

    Existe no entanto, um balsámo divino, que seca o meu pranto e amortece a dor.
    Eis que apenas dormem, para logo despertar, quando emfim Cristo chama, para levar a sua cidade, pra conceder a eternidade, todos juntos outra vez.

    Bem-aventurados todos, que desde agora e até o fim, dormem no Senhor.
    Suas obras vão com eles, sua coroa está guardada, será o fim de toda dor, o fim de toda dor.
    Bem- aventurados todos, que dormem no Senhor

    Os que morreram na esperança da volta de Jesus
    Receberão a boa herança, partilharão de sua luz
    E nós os que ficamos
    confinemos nossa fé
    Pois Cristo é garantia, o Reencontro certo é

    Bem-aventurados todos, que desde agora e até o fim
    Dormem no Senhor
    Suas obras vão com eles, sua coroa está guardada
    Será o fim de toda dor, o fim de toda dor
    Bem- Aventurados todos, que dormem no Senhor

    http://www.vagalume.com.br/robson-fonseca/vao.html#ixzz1Grs1GCBp

Deixe um comentário

